Mustang Cobra Jet é uma “besta” que não pode andar na estrada

A Ford Performance acaba de apresentar a versão "Cobra Jet" do icónico Ford Mustang, para felicidade de todos os amantes das "drag races". Depois de anunciar que produziu a unidade 10 milhões do "Pony Car" e de ter apresentado a sua variante para a categoria máxima do NASCAR, a marca do oval azul ainda tinha uma surpresa na manga para o Mustang.

É uma máquina tão radical que não está homologada para circular na estrada. Trata-se de um modelo feito com uma única coisa em mente: a competição. Tudo neste Mustang foi desenhado e a pensar nas corridas de aceleração, que do outro lado do Atlântico são apelidadas de "drag races" e movem verdadeiras paixões.

Criado para assinalar os 50 anos de história do primeiro Mustang Cobra Jet, este Mustang continua a contar com um motor V8, como o Mustang GT, mas viu a sua capacidade de 5.0 litros ampliada até aos 5.2 litros. A Ford instalou ainda um "supercharger" Whipple de 3.0 litros, um diferencial de nove polegadas que transmite toda a potência às rodas traseiras e um novo sistema de refrigeração para manter a temperatura controlada.

A Ford Performance não confirmou a potência e o binário deste "monstro", mas reivindica um tempo canhão de 8,5 segundos no quarto de milha (402 metros), cortando a meta a uns incríveis 241 km/h.

Para suportar este aumento de potência a Ford equipou este Mustang com uma suspensão de quatro braços reforçada, amortecedores ajustáveis, célula de combustível e jantes dianteiras mais estreitas, sendo que instalou electrónica dedicada, uma gaiola de segurança e travões mais leves.

Também a carroçaria foi modificada de forma a deixar este Mustang com um "look" mais próximo de um "dragster" e com uma aerodinâmica optimizada, sendo que foram vários os elementos em fibra de carbono instalados para manter o peso controlado.

Se é um adepto da velocidade e faz muita questão de ter este "brinquedo" na sua garagem o melhor mesmo é não esperar mais. É que a Ford só vai produzir 68 unidades deste modelo, cada uma com um preço unitário de 130 mil dólares, cerca de 114 mil euros… antes de impostos, claro!

Em destaque